O que te ensinamos até hoje formam as bases para o que ainda virá o modelo iniciático da casa este não mudará assim como te ensinamos deve este se manter é a forma mais adequada de preparação de um OMOKUTENA.
Aqui está todos os passos evolutivos de graduação da nação para todos que quiserem caminhar na jornada do resgate da consciência divina.
Estas graduações darão ao Omo a visão de si mesmo dentro de si mesmo um bom caminhar a todos.
A primeira graduação:
BATISMO – Esse é o primeiro grande passo de um verdadeiro Omokutena é através do batismo que haverá a verdadeira consagração do espírito onde este será levado a sua própria introspecção retornando a sua raiz a sua criação sentindo esta energia difundida em seu próprio EU.
A segunda graduação mestre devocional:
GONGÁ – após o batismo o Omokutena irá firma seu ponto de primeira força que é o seu altar que nada mais é do que seu santuário de concentração, devoção e oração onde o OMOKUTENA expressará a sua fé.
O terceiro grau mestre guardião
É a firmeza de tronqueira: aqui o filho receberá seu guardião ou guardiã que terá a função de proteger a vida e a alma do OMOKUTENA dentro dos nossos preceitos a um código de honra a ser seguido, quando alguém se faz filho da tronqueira este tem que ser o mais fiel entre todos, ou todo o peso do mundo cairá em suas costas.
Fechando estes três ciclos que são os primordiais para uma carreira espiritual é que se saberá qual o caminho do Irmão dentro da religiosidade.
Este três primeiro ciclos formam a base espiritual do OMOKUTENA, batismo a conversão, gongá a prática da fé e o guardião a proteção.
Quarto grau mestre campangueiro
Feitura de caboclo – consiste em preparar o médium para os trabalhos que serão executados na casa e é onde o médium descobre a força do seu GUIA E MENTOR DAS CORRENTES DE TRABALHOS e seus segredos é um momento único na vida do OMOKUTENA, quando este recebe os primeiros direito e deveres da casa. O médium fica recolhido em aprendizagem durante 5 dias e a saída é o momento máximo onde o CABOCLO já pode ser paramentado e tem o direito de dá o seu BRADO, fixando esta data como o dia que este raiou no terreiro e deve ser lembrada por todos os anos em festa comemorativa.
Quinto Grau mestre fiel:
juramento de bandeira – após alguns meses o GUIA do médium é chamado novamente para ser medida a sua força de atuação no terreiro e o tempo do juramento, que será feito diante da bandeira da nação este ira jurar fidelidade aos OMOKUTENAS mesmo sendo um guia já vindo de outras nações.
Sexto grau mestre tronado:
depois de um ano do juramento feito chegou a hora da coroação do caboclo onde este será definitivamente tronado em seu primeiro trono como uns dos príncipes da casa tanto o médium como o caboclo. Este deve apresentar-se ao público e demonstrar seu ponto riscado que esta é a prova da sua presença e da sua manifestação.
As responsabilidades com esta consagração são grandiosas logo porque o médium receberá um cargo de doutrinador, criadeiro que tem a função de formação e elevação dos irmãos menores, sendo chamados carinhosamente de Tatetinho ou Mametinha que significa pai ou mãe pequeno.
Sétimo grau mestre oculto:
feitura de Exu- está consagração consiste em preparar o OMOKUTENA nas leis da tronqueira o deixando apto em desenvolver os principais trabalhos relacionados a esta corrente suas liturgias, seus segredos e seus mistérios. Nesta feitura o médium receberá todos os exus e pombo-giras que pertencem às suas correntes de trabalho.
Oitavo grau mestre avarate:
feitura dos caboclos de couro – feitura e consagração dos boiadeiros e baianos, assentamentos, vestimentas indumentárias, pontos riscados e cantados.
Nono grau mestre curador:
feitura de Cruzambê: consagração das correntes dos ancestrais pretos velhos, compreensão e fundamentos da construção assentamentos e devoção ao santo cruzeiro divino.
Decimo grau mestre místico:
feitura povo do oriente - assentamentos, vestimentas indumentárias, pontos riscados e cantados.
Decimo primeiro grau mestre cristalino:
feitura do povo das águas - assentamentos, vestimentas indumentárias, pontos riscados e cantados.
Decimo segundo grau mestre fraterno:
feitura da corrente da pureza - assentamentos, vestimentas indumentárias, pontos riscados e cantados.
Decimo terceiro grau mestre guia:
preparação para o Deká – aqui todos os santos que formam o eledá do filho dever ser assentados, este para sua formação terá que ter conhecimento das ervas sagradas, jogo de Ifá, mão de ebó, escrita sagrada, saber todas as rezas memorizadas, ter mão de assentamento, conhecer toda liturgia e rituais dos OMOKUTENAS, rituais: de nascimento, batismo consagrações e fúnebres.
Além destes ciclos ainda existem outros mais que aqui não podem ser revelados só que chegar ao sacerdócio saberá.
Estes ciclos são separados em graus:
O total de graus se soma em 13 graus a serem conquistados.